Fundações Urbanas, Plan d'Aou 2014 Marselha, França

Arquitetura Urbanismo Design

Rio de Janeiro

Brasil

campo@campoaud.com.br

+55 21 3233-1581

Fundações Urbanas, Plan d'Aou

Marselha, França

Este projeto foi concebido para acomodar ambos futuros de grande sucesso do terrenos e falhas drásticas. Como infraestruturas destinadas a criar condições para outras atividades aconteçam, o projeto permite sua adaptação para densificações calculadas e eventuais evacuações.

O principal conceito do projeto usa uma analogia com as fundações de um edifício para criar uma série de condições arquitetônicas, urbanas e paisagísticas que podem responder às incertezas do Plan d'Aou. Desenvolvido como uma estratégia prototípica que pode permear o desenvolvimento de toda a área de estudo, as estratégias arquitectônicas e urbanas apresentadas aqui visam estabelecer uma relação indissolúvel de adaptabilidade.

Ambas as estratégias urbanas e arquitetônicas foram concebidos para garantir a implementação adequada de desenvolvimento local em diferentes níveis. A utilização relativamente excessiva de materiais estruturais (concreto) na construção da armadura pode ser justificada pelo seu papel infraestrutural, e ocupado ao longo do tempo, se necessário.

Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas este tipo de investimento pode responder por uma maior flexibilidade no desenvolvimento do projeto. A armadura pode tanto ser usado como uma estrutura espacial nua para atividades ao ar livre - assumindo o papel de monumento interativo - como pode um pedestal para a expansão vertical, desde que haja necessidade para um aumento na densidade e que este seja desejado pela comunidade local e autoridades de planejamento.

O projeto foi concebido com o mais simples expressão possível - a menos técnica, menos lírica, quase uma solução estrutural primitiva. Esta simplicidade permite criar uma plataforma generosa para a ocorrência de inúmeras atividades. A armadura estática está equipado com todas as características técnicas básicas que um edifício multifuncional exige para a programação de fluido.

A armadura de concreto contrasta com as divisórias de madeira e de gesso utilizados para criar os diferentes compartimentos do edifício. Esse contraste não só acomoda qualquer número de variações de layout, mas também dá
à construção uma identidade tectônica que é única e duradoura à luz dos vários cenários mutáveis ??que são habilitados.

data do projeto: 2014

data da construcao:

parceiros: ---

consultores: ---

fase: Concurso Internacional

cliente: ---

prêmio: Finalista