Revitalização Urbana do Canto de Itaipu 2013 Niterói, Brasil

Arquitetura Urbanismo Design

Rio de Janeiro

Brasil

campo@campoaud.com.br

+55 21 3233-1581

Revitalização Urbana do Canto de Itaipu

Niterói, Brasil

O Projeto Urbanístico e Socioambiental para o Canto de Itaipu objetivou estimular o desenvolvimento econômico e social da comunidade pesqueira local, através de um projeto de intervenção urbana que procurasse interromper o processo de degradação atual e revitalizar sua ambiência através de um conjunto de ações e proposições que preservassem os valores culturais da pesca artesanal e do patrimônio histórico, paisagístico e ambiental presentes na área.

O projeto de intervenção foi iniciado com a consciência de que os problemas enfrentados pelo Canto de Itaipu só serão resolvidos integralmente na sua relação com a cidade, a natureza e o patrimônio, se seu desenho e planejamento urbano, ambiental e cultural forem desenvolvidos de forma a atuarem transversalmente. Juntamente com o fortalecimento das atividades econômicas da pesca artesanal e o turismo, é possível afirmar que o Canto de Itaipu oferece um contexto singular que congrega as qualidades potenciais de tornar-se um exemplar de desenvolvimento urbano sustentável ímpar. Neste sentido, este projeto atuou como elemento articulador dos diferentes agentes envolvidos, ampliando o espectro de soluções e diretrizes.

Foi de vital importância para este projeto, a adoção de um processo participativo que contemplou uma agenda de reuniões, grupos de trabalho, oficinas e apresentações envolvendo os moradores locais, as entidades locais e públicas e demais grupos de interesse. Este processo conseguiu criar um canal de diálogo permanente e uma comunicação em via de mão dupla, com todos os atores envolvidos no projeto. Esta atração dos atores para o processo de definição das melhores soluções urbanísticas foi fundamental para o sucesso da iniciativa e um maior comprometimento dos mesmos com o projeto.

data do projeto: 2013

data da construcao: 2013

parceiros: Embyá (paisagismo e meio ambiente) & Omnes (levantamento socioeconômico)

consultores: Manoel Vieira (patrimônio)

fase: Projeto Básico

cliente: Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro

prêmio: ---