Mobilidade Sustentável para a Rio +20 2012 Rio de Janeiro, Brasil

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Brasil

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Mobilidade Sustentável para a Rio +20

Rio de Janeiro, Brasil

De 4 a 6 de junho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Trata-se de um evento de grande visibilidade e repercussão global, e que pretende reunir na cidade cerca de 100 chefes de estado, representantes governamentais, além de outras 50 mil pessoas, exatos vinte anos depois da Rio 92, a Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU.

O evento reveste-se portanto de grande significado, e é uma oportunidade ímpar para que o país e a cidade anfitriã mais uma vez demonstre sua capacidade e competência organizacional na realização de iniciativa de tamanha abrangência. É também uma ocasião especial para demonstrar e avançar as melhores práticas no tratamento sustentável de questões de grande interesse social, como a mobilidade urbana.

A proposta está estruturada em torno do fechamento dos eixos de conexão entre os três pólos da Rio+ 20 – Aterro do Flamengo, Cais do Porto e Quinta da Boa Vista – totalizando cerca de 10km de extensão.

Durante os dias de realização do evento, estes espaços serão exclusivos para a circulação de transportes coletivos de baixo impacto ambiental destinados ao evento (como ônibus movidos à biodiesel com velocidade máxima de 30km/h), bicicletas e pedestres. Ao longo destes eixos estarão distribuídas atividades culturais, como shows, performances, feiras e exposições ao ar livre em uma celebração do espaço público. A atmosfera desejada é muito parecida com aquela que já ocorre nos dias de fechamento ao trânsito da Orla e de outros espaços da cidade.

O investimento necessário é mínimo, contemplando a recuperação dos passeios e pistas, a melhoria da iluminação pública e do mobiliário urbano e arborização. A organização dos fluxos e áreas de permanência pode ser executada por meio de sinalização horizontal e obstáculos temporários.

data do projeto: 2012

data da construcao:

parceiros: ITDP - Institue for Transportation and Development Policy, Studio-X Rio - Columbia University

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fase: Proposta Conceitual

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