Projeto Central do Brasil, Our Cities, Ourselves 2010 Rio de Janeiro, Brasil

Arquitetura Urbanismo Design

Rio de Janeiro

Brasil

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Vista Geral da Estação e seus Arredores Entrada da Estação Travessia da Av. Pres. Vargas Av. Pres. Vargas Plano Geral Seção Transversal (detalhe) Seção Transversal (geral) Diagrama - Conexões Metropolitanas Diagrama - Conexões Locais (antes e depois) Diagrama - Demolições X Construções Diagrama - Espessura das Calçadas (antes e depois) Diagrama - Nova Permeabilidade Urbana A Estação a partir do Morro da Providência (foto César Duarte) Vista Aérea da Área de Intervenção (foto César Duarte) Avenida Pres. Vargas Vendedor na Travessia da Av. Pres. Vargas (foto César Duarte) Atual Terminal de Ônibus (foto César Duarte) Centro Comercial ao lado da Estação (foto César Duarte) Av. Pres. Vargas (foto César Duarte) Abertura da Exposição - NY Abertura da Exposição - NY Abertura Exposição - NY Abertura da Exposição - NY Abertura da Exposição - NY Abertura da Expoaição - NY
Projeto Central do Brasil, Our Cities, Ourselves

Rio de Janeiro, Brasil

Finalizada em 1943, a estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro, foi batizada de acordo com o seu propósito original, o de ser o mais importante hub de transporte do Brasil. Estatísticas relacionadas à Central do Brasil mostram um cenário futuro bastante assustador, a não ser que intervenções radicais sejam propostas para o local. Este projeto tira vantagem da monumentalidade da própria Central para propor intervenções igualmente monumentais, não para contrastar e se opor, mas para domesticar e equalizar sua situação atual. Ao invés de reforçar os limites da estação, em contraste com os espaços públicos dos arredores, este projeto leva o saguão da estação para o exterior e o espaço da rua para o interior: exo- e endo-. O projeto é baseado no redesenho cuidadoso da malha urbana que circunda a estação, associando-se a uma grande marquise contínua que expande o saguão principal da estação, conectando diferentes áreas em um mesmo nível.

data do projeto: 2010

data da construcao: ---

parceiros: Pablo Benetti (Fábrica Arquitetura); Jonas Hagen (ITDP) e César Duarte (fotógrafo)

consultores: ---

fase: Proposta Conceitual

cliente: ITDP (Institute for Transportation and Development Policy)

prêmio: ---