Biblioteca Pública de Santa Catarina 2010 Florianópolis, Brasil

Arquitetura Urbanismo Design

Rio de Janeiro

Brasil

campo@campoaud.com.br

+55 21 3233-1581

Visão Geral Articulação Esquina x Acessos Vista Noturna Hall de Entrada Sala de Exposições Sala de Leitura Coleção Principal Auditório Elevação Nordeste Elevação Noroeste Corte Longitudinal Corte Transversal Planta - Subsolo Planta - Térreo Planta - 1o. Piso Planta - 2o. Piso Planta - 3o. Piso Planta de Cobertura
Biblioteca Pública de Santa Catarina

Florianópolis, Brasil

Como conciliar um ambiente de recolhimento e estudo a um espaço vibrante, de intensa participação pública? As bibliotecas hoje almejam ser protagonistas da vida pública urbana, com um papel fundamental de representação social, cultural e política, não se limitando apenas ao abrigo e acesso à informação – em um ambiente silencioso, propício à concentração. Os conceitos desenvolvidos para a Nova BPSC procuram responder a esse duplo caráter do programa fazendo da arquitetura um dispositivo equalizador das necessidades opostas exigidas pela natureza da biblioteca contemporânea. Desta forma, a distribuição programática da biblioteca se dá em um esquema vertical de gradação de privacidade. Privilegia o acesso direto e irrestrito ao seu nível térreo, organizando os ambientes de leitura, consulta e administrativos em seus pavimentos superiores e de acervo no subsolo. Este partido reforça visualmente a vocação do térreo como espaço agregador e público, enquanto o restante do edifício – como uma rocha perfurada – coloca-se em destaque conferindo à nova BPSC um caráter icônico, capaz de dar destaque à conservação, difusão e participação cultural dos catarinenses.

data do projeto: 2010

data da construcao: ---

parceiros: ---

consultores: José Carlos Filizola (estruturas metálicas); Carlos Fragelli (estruturas em concreto); Paulo Roberto dos Santos (instalações prediais); Tancredo Noronha (A/C) & Wagner Dias (orçamento)

fase: Concurso Nacional

cliente: ---

prêmio: ---