Nova Sede do IPHAN 2007 Brasília, Brasil

Arquitetura Urbanismo Design

Rio de Janeiro

Brasil

campo@campoaud.com.br

+55 21 3233-1581

Vista Aérea Entrada de Pedestres Pátio Central Biblioteca Conexões Verticais Administração Entrada de Veículos (porte cochère) Planta - 1o. Nível Planta - 2o. Nível Corte 1 Corte 2
Nova Sede do IPHAN

Brasília, Brasil

O projeto para a nova sede do IPHAN deriva de um diálogo entre conceitos sobre a “constituição do lugar” e algumas idéias que organizam o ordenamento espacial de Brasília – mistura de escalas, condições geográficas e sistema de tráfego. Em termos formais, a proposta lida com a dimensão estética da arquitetura. Explorando relações dialéticas entre o edifício e a cidade, o indivíduo e o lugar e tempo e espaço, o projeto se impõe como um “fato plástico”. O pátio central constitui seu principal elemento. Vazio e lugar ao mesmo tempo, ele expressa os desejos da instituição por descentralização e vigor, ao mesmo tempo em que promove uma instigante mistura de escalas. O pátio trapezoidal está envolvido por três blocos edificados que representam, cada um, um macro-setor funcional da instituição.

data do projeto: 2007

data da construcao: ---

parceiros: Luiz Santos (arquiteto)

consultores: Maria Lygia Niemeyer (conforto ambiental); Carlos Fragelli e José Carlos Filizola (estruturas) e Wagner Dias (orçamento)

fase: Concurso Nacional

cliente: ---

prêmio: ---